terça-feira, 6 de setembro de 2011

Livros nas Ruas...

Já é quase feriado!
Ontem eu estava assistindo TV mais de meia noite e parei em um jornal (não vou citar o canal aqui pra não fazer mershan). A matéria que estava no ar naquele momento mostrava um projeto muito interessante. Por já pegar a matéria após o início eu não vi o nome do projeto e nem a cidade em que acontece, mas é no Brasil mesmo. Se trata de pessoas que, com muito bom coração, levam livros para as ruas e montam uma espécie de biblioteca nas ruas, com prateleirinhas de livro e tudo, e esse projeto serve para incentivar a leitura entre os moradores de rua. Segundo os próprios moradores de rua, o projeto é um grande incentivo em suas vidas, já que muitos os desprezam e eles têm necessidades culturais como as nossas.
O que não sabemos é que entre os moradores de rua há muitos que são formados, que tiveram grandes oportunidades e que estudaram de verdade, mas que estão ali por algum motivo desconhecido. Livros são ótimos incentivos para todas as pessoas, não importa se esta mora em uma mansão ou em uma pracinha; nós podemos e devemos levar grandes incentivos à essas pessoas que realmente precisam. Esse projeto deveria estar em todas as cidades, mas infelizmente não há pessoas suficientes para fazer algo assim (porque ninguém se propõe, é lógico). Um grande mal exemplo é a política, que vive falando sobre cidadania, mas na verdade não move um palito para mudar a sociedade. É crítica? Sim, é crítica.
Temos que ter um olhar mais direcionado em relação às pessoas que estão próximas a nós, e isso não significa apenas família e amigos. Temos que cuidar mais da sociedade, e por que não começar com livros?
Fica um pensamento aqui do final do dia.
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário