domingo, 2 de outubro de 2011

Por falar em Ciência...

Eu estou me lembrando de muitas coisas que tenho lido e tenho estudado, inclusive sobre a Ciência, e eu seria grandemente ignorante se não perguntasse: O que é Ciência?
É claro que é uma questão desafiadora, e se alguém pensa que é uma questão tola, este está totalmente errado. Não estou questionando o que a Ciência trabalha, mas sim qual a melhor explicação que alguém possa me dar em relação ao significado da Ciência desde seu início até hoje.
O que vejo é que a Ciência trata de muitas coisas e em vários campos, mas os cientistas, mesmo aqueles que estão em áreas em comum, divergem muito sobre pouca coisa. Por exemplo: Qual é exatamente a explicação para o "Começar do Universo"? Não há uma informação concreta, portanto nenhuma explicação exata, mas os cientistas, além de se contradizerem uns aos outros com fatos algumas vezes nem sequer provados ou experimentados, brincam com incertezas e acham que estão certos.
A Ciência em si, pelo que eu percebo, não se trata de experimentação, hipóteses e provas apenas, mas de um jogo de teorias e crenças também. É impossível dizer que um cientista seja "friamente racional, livre de crenças", pois mesmo os que se dizem descrentes, expressam suas crenças com muita facilidade. Portanto, parece-me que o passo inicial para a Ciência é desenvolver uma ou várias crenças e analisar um fato a partir de uma pré-concepção, talvez até mesmo de uma teoria pré-existente. O fato é: muita coisa consiste na replicação de velhas teorias!
Outra jogada dos cientistas, não só atuais, é de que a Ciência trata apenas do que é natural. Isso, ao contrário do que muitos pensam, não quer dizer "aquilo que vem da natureza", mas significa que os cientistas ignoram tudo o que é sobrenatural. Claro, é outra questão de crença, mas não podemos ignorar algo que é constantemente relatado.
A impressão é de que a Ciência Empírica não se dá muito bem com alguns movimentos científicos. Empírico, para leigos, é aquilo que pode ser provado concretamente, com provas reais. Mas, em questões profundas, a Ciência infelizmente não consegue trabalhar. Provavelmente os cientistas não descobrirão uma prova concreta de como começou o Universo, nem mesmo vão desvendar os segredos de um suicídio, e infelizmente nunca vão poder provar a cura que muitas pessoas experimentam sem a intervenção médica.
Por isso, mais uma vez, eu pergunto: O que é Ciência? Será que ela prova tudo? Ou é mais um meio de expressar as pré-concepções humanas?

(OBS: Deixo claro que eu acredito sim na Ciência, mas acredito que ela tem limites e que não é onipotente. Como eu disse, é uma questão de crença, e EU creio que cientistas reunidos e trabalhando para o bem podem ser úteis, se eles concordarem que são passíveis de erros e assumirem suas responsabilidades corretamente.l
OBS 2: Reflexões a partir da leitura do livro: Por que a ciência não consegue enterrar Deus? - John Lennox)

Nenhum comentário:

Postar um comentário